É a “pegadinha visual” mais legal de ser utilizada no design. O
Fechamento é a Lei da Gestalt que faz com que nosso cérebro produza contornos
e/ou faça fechamentos que não existem. O que pode ser chamado de “Fechamento Sensorial da forma”.
Está vendo um quadrado? Eu também! Mas não existe nenhum quadrado ali.
Isto acontece porque tendemos a fazer o fechamento da estrutura
imaginando a continuidade da sua estrutura, seguindo uma ordem espacial lógica.
O Fechamento é uma Lei da
Gestalt muito bacana de utilizar no design, mas devemos fazer algumas considerações.
1- Fator cultural: o
objeto que você irá representar é comum a uma cultura/região? Cuidado ao
transportar este conceito para outras culturas. As pessoas podem não reconhecer
a forma desejada por não estarem visualmente habituadas com aquele objeto.
2- Seja claro: mesmo
dentro de uma mesma cultura, um objeto pode não ser reconhecido. Será que você
está sendo claro com sua mensagem? Algumas vezes os elementos podem estar um
pouco distantes, ou então, o contraste pode não estar ajudando a reconhecer e a
forma visual. Eu só descobri que o logo do Carrefour era um “C” depois de
velho, em uma aula na faculdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário