Como sabemos as cores exercem um
papel importante em uma logomarca, podem trazer aspectos positivos ou negativos
para uma empresa. Estudos confirmam que as cores estão ligadas diretamente com
as emoções de cada indivíduo, sendo assim possuem um poder de influenciar
psicologicamente a reação do publico que deseja alcançar.
Sabendo disto é importantíssimo
as empresas estarem ligadas e por dentro da psicologia das cores e seus
significados, as mais atualizadas já utilizam desta ferramenta.
Veja algumas cores e seus
significados:
·
Vermelho: Geralmente utilizada em marcas de
produtos alimentícios, por afetar diretamente a corrente sanguínea e a vontade
de comer. Cor Intensa, utilizada para demonstrar ação, aventura, agressividade,
sangue, perigo, energia, excitação, amor, paixão, força e vigor.
·
Rosa: Completamente feminina, transmite
apreciação, delicadeza, feminilidade, gentileza, inocência, romantismo, leveza.
·
Laranja: Transmite criatividade, alegria,
entusiasmo, diversão, alta espiritualização e juventude. Junção entre amarelo e
vermelho, podendo apresentar características de ambas as cores.
·
Amarelo: Transmite cuidado, gratidão,
covardia, curiosidade, felicidade, aflição, alegria, positividade, energia
solar e aquecimento. Em uma logomarca normalmente utilizado para designar
atenção, e criar alegria.
·
Verde: Transmite ambiente ecológico,
frescor, calma, harmonia, saúde, inexperiência, dinheiro, natureza e
tranquilidade. Como vivemos num tempo onde estamos com as visões do
ecologicamente correto, e cuidados com o ambiente, muitas empresas vem
utilizando desta cor por ela representar diretamente a natureza.
·
Azul: Transmite autoridade, calma,
confidência, dignidade, estabilidade, lealdade, poder, sucesso, segurança e
confiabilidade. Geralmente utilizada em logomarcas que desejam passar
confiabilidade e segurança, como as lojas automotivas e de tecnologias.
·
Roxo: Transmite cerimônia, alto valor,
fantasia, justiça, mistério, notoriedade, realeza, sofisticação e
espiritualidade. Geralmente usado em produtos finos, por transmitir realeza e
luxúria.
·
Marrom: Transmite alma, profundidade, terra,
natureza, rascunho, riqueza, simplicidade, submissão, cacau, café, utilidade e
madeiramento. Geralmente empresas ligadas a construção utilizam muito esta cor.
·
Preto:
Transmite autoridade, rigidez, clássico, conservador, formalidade, mistério e
tradição.
·
Cinza: Transmite autoridade,
mentalidade corporativa, humildade, praticidade, respeito, estabilidade,
humilhação e neutralidade. Tom neutro, geralmente vem acompanhado de outra cor.
·
Branco: Transmite limpeza, inocência, paz, pureza, refinamento,
esterilidade, simplicidade, confiabilidade e rendimento. Mundialmente conhecido
como a cor da paz e da pureza, com exceção das culturas orientais que veem o
branco como morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário