sexta-feira, 9 de agosto de 2013

10 dicas para fotografar animais e natureza

1-    Obtenha a Atenção

Os animais são difíceis de controlar. Se ele faz algo engraçado e assim que câmara fica pronta a disparar, parece que o gato ou o cão tem outros planos. Deste modo, tem que manter o máximo contato possível com o animal. Como, por exemplo, chamando o seu cão na sua direção, ou atirando um brinquedo ao seu gato. A comida também funciona sempre. Ou seja, chame a atenção do seu animal para que o seu comportamento seja mais fotogênico e natural.
2-    Seja paciente e capte aquele momento especial
Os momentos mais bonitos, engraçados e de movimento são geralmente muito breves. A maior parte das vezes esse momento está nos detalhes que duram apenas alguns segundos. Nesse caso, não se tem a oportunidade de analisar os resultados de uma fotografia e tirar outra em seguida. A sua câmara tem um modo prático para estas situações: disparos contínuos. Com este modo, a câmara consegue tirar rápida e sucessivamente várias fotografias da mesma situação. Compare os resultados e vai ver que há sempre uma fotografia com esse algo especial.
3-    Fotografe um fascinante retrato de um animal

Pode se fazer muita coisa sozinho, mas a câmara também pode ajudar. Mude de posição e utilize o modo de retrato. Dado que os animais pouco ligam às suas instruções, vai ter que adotar uma posição diferente, de preferência no nível dos olhos. Veja o efeito resultante quando tira uma fotografia inclinada ou deitada. De barriga para baixo ou para cima. Depois, programe a câmara para o modo de retrato. Este modo permite obter um primeiro plano nítido sobre um fundo desfocado. Deste modo, realça fortemente o motivo que recebe toda a atenção.
4-    Experimente a composição
É uma reação totalmente normal a de posicionar o motivo da fotografia imediatamente no meio. Geralmente, não pensa duas vezes e aponta a câmara de forma a que a ação tenha lugar no centro da imagem. O ponto AF no visor ou no ecrã quase o obriga automaticamente a fazê-lo. Na verdade, não há mal nenhum nisto, mas a questão é se a fotografia exprime ou não essa precisa ação. Há uma maneira simples de tornar a sua fotografia mais dinâmica: “a regra de 1/3”. Posicione o motivo à esquerda ou direita do centro, a um terço da imagem. Deste modo, a sua composição sugere movimento tornando-se mais “ativa”.
5-    Concentre-se nos detalhes
Concentre-se nos detalhes e tente fotografá-los da forma mais deslumbrante possível. Neste caso, não se esqueça das possibilidades e limitações da sua câmara. Quando amplia uma imagem, a objetiva requer uma distância mínima em relação ao motivo para conseguir mantê-lo focado.
6-    Um truque rápido para situações instantâneas
Uma das características dos animais é que se mexem muito, o que pode causar problemas de focagem. A câmara também tem uma solução para isto. O modo “C”. Este modo mantém os animais em movimento nitidamente focados sem ter de ajustar manualmente todas as funções.
7-    Amplie a imagem
Quer fotografar animais a longa distância como, por exemplo, num safári? Neste caso, é muito importante que segure firmemente a câmara enquanto amplia a imagem. O mínimo movimento que fizer com a mão tem grandes conseqüências sobre a nitidez do resultado final. O mesmo aplica-se às câmaras compactas. São particularmente leves e, como tal, tem mais tendência para se mexer com elas.
É por isso que tem de estabilizar a câmara. Pode fazê-lo procurando apoio como, por exemplo, o peitoral da janela num jipe de safári, ou mesmo a de um carro ou contra uma parede. Funciona ainda melhor se colocar numa superfície estável. Obtendo os melhores resultados com um tripé.
8-    Mantenha o controlo sobre as imagens em movimento
Experimente e lembre-se do princípio básico de que quanto mais depressa se move o motivo, mais rápido tem de ser o intervalo de tempo de disparo do obturador. Isto pode variar entre as folhas nas árvores ao sabor do vento e um cavalo galopando. Sua câmara pode programar a velocidade do obturador até 1/2500s.

9-    Experimente a profundidade de campo
Especialmente no caso de grandes planos de animais ou plantas, pode obter efeitos fascinantes programando manualmente a abertura. Não há nada mais deslumbrante do que um motivo extremamente nítido num fundo suave e impreciso. Programe a câmara para o modo “A” ou “AV”.
10- Utilize objetivas diferentes para efeitos diferentes
Podem-se adquirir diferentes lentes para câmaras mais profissionais. Cada uma com um resultado específico. As principais são:
Objetiva de grande angular
Teleobjetiva
Objetiva macro



Nenhum comentário:

Postar um comentário